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Grupos de trabalho (GTs)
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Grupos de Trabalho (GTs)

Acadêmicos, pesquisadores e docentes da educação básica, graduação e de pós-graduação são convidados a comunicarem seus trabalhos e práticas pedagógicas no XIII SEFOPER. Para isso, deverão escolher um dos GTs propostos na sequência e observar as normas para sua submissão.

Segue abaixo o nome dos GTs e suas respectivas ementas:


GT1: INTERFACE ENTRE CIÊNCIAS DA(S) RELIGIÃO(ÕES) E O ENSINO RELIGIOSO

Dr. Paulo Agostinho Nogueira (PUC-Minas)
Dr. João Bosco Filho (UERN)
Dr. Frederico Pieper Pires (UFJF)
Dr. Douglas Rodrigues da Conceição (UEPA)
Dr. Raimundo Márcio Mota de Castro (UEG)

Ementa: Este GT é um espaço de socialização de estudos que apresentem interfaces entre Pesquisa, Ciências da(s) Religião(ões) e Ensino Religioso tematizando discussões relacionadas à investigação acadêmica e a educação básica de modo a problematizar lógicas que reproduzem imposições, discriminações e até negações relacionadas ao religioso ou correlato a ele, em espaços acadêmicos e escolares.

Palavras-Chave: Pesquisa; Ciências da(s) Religião(ões); Ensino Religioso.


GT2: INTERCULTURALIDADE, CIÊNCIAS DA(S) RELIGIÃO(ÕES) E ENSINO RELIGIOSO

Dr. José Mário Mendez Mendez (UNA-Costa Rica)
Dr. Christina Muleka (UFMS)
Dra. Lílian Blanck de Olivieira (FURB)
Dr. Leonel Piovesana (Unochapecó)

Ementa: Este GT objetiva oportunizar espaços para discussões e reflexões relativas às interfaces entre Interculturalidade, Ensino Religioso e Ciências da(s) Religião(ões). A diversidade cultural e religiosa presente na sociedade brasileira, na sua relação com a educação e demais áreas, requer aprofundamentos epistemológicos e pedagógicos capazes de educar para o respeito, dignidade e o reconhecimento de todas as formas humanas de ser e estar. Para isso, este GT oferecerá possibilidades para apresentar pesquisas e experiências pedagógicas e metodológicas em Ensino Religioso e nas Ciências da(s) Religião(ões) numa perspectiva intercultural.

Palavras chave: Diversidade Cultural Religiosa; Interculturalidade; Saberes e conhecimentos religiosos; Ensino Religioso; Ciências da(s) Religião(ões).


GT3: FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA PARA O ENSINO RELIGIOSO

Dra. Irene Araújo Van Den Berg (UERN)
Ms. Simone Riske Koch (FURB)
Ms. Teresa Machado da Silva Dill (Unochapecó)
Ms. Iolanda Rodrigues da Costa (UEPA)
Dr. Fabrício Possebon (UFPB)

Ementa: A partir da promulgação da Lei n. 9.475/97, a formação de docentes para a área do conhecimento Ensino Religioso tem sido alvo de crescente interesse, discussão e pesquisa em âmbito nacional, visando assegurar aos educandos os direitos à aprendizagem na educação básica na diversidade cultural-religiosa do Brasil, sendo vedadas quaisquer formas de proselitismo. Neste sentido, este GT busca problematizar, discutir e socializar referenciais, políticas e práticas referentes à formação inicial e continuada na área de conhecimento Ensino Religioso.

Palavras-Chave: Formação Docente; Ensino Religioso; Diversidade Cultural Religiosa; Direitos à Aprendizagem e ao Desenvolvimento.


GT4: CURRÍCULO DO ENSINO RELIGIOSO

Dra. Glória Escarião (UFPB)
Drando. Elcio Cecchetti (UFSC/SED-SC)
Ma. Maria José Torres Holmes (SEMED-João Pessoa)
Me. Francisco Salles Palheta (SEDUC/AM)

Ementa: Concebendo o Ensino Religioso como área do conhecimento da educação básica, este GT objetiva aprofundar as discussões relacionadas às concepções, objetivos, conteúdos, metodologias e procedimentos avaliativos concernentes aos processos de ensino-aprendizagem em Ensino Religioso na perspectiva dos direitos à aprendizagem e ao desenvolvimento; socializar atividades de aprendizagem e práticas pedagógicas em Ensino Religioso e; estabelecer relações entre currículo, saberes e conhecimentos religiosos na diversidade cultural religiosa brasileira.

Palavras-chave: Currículo; Ensino Religioso; Direitos à Aprendizagem e ao Desenvolvimento; Conhecimentos Religiosos; Diversidade Cultural Religiosa.


GT5: FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DO ENSINO RELIGIOSO

Coordenação:
Dr. Gilbraz Aragão (UNICAP)
Dr. Tarcísio Alfonso Wickert (FURB)
Dr. Eduardo Gusmão de Quadros (PUC-GO)
Me. José Antonio Mangoni (UEPA)
Ma. Maria Inês Carniato (Diálogo)

Ementa: Esse GT tem como objetivo refletir estudos e pesquisas sobre epistemologias do Ensino Religioso, que contemplem e integrem a diversidade cultural religiosa do povo brasileiro, vedadas quaisquer formas de proselitismo. Pretende reunir trabalhos de pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento que tratem desse assunto e trabalhos que reflitam, identifiquem e questionem epistemologias presentes em propostas pedagógicas existentes nos Estados brasileiros sobre Ensino Religioso.

Palavras-chave: Educação Básica Brasileira; Diversidade Cultural; Ensino Religioso; Epistemologias; Ciências da(s) Religião(ões) e Humanas.


GT6: METODOLOGIAS DO ENSINO RELIGIOSO

Dra. Araceli Sobreira Benevides (UERN)
Ma. Eliane Ludwig (Unochapecó)
Dr. Lourival José Martins Filho (UDESC)
Esp. Rosilene Pachêco Quaresma (UEPA)

Ementa: Toda concepção metodológica reflete uma determinada concepção de Ensino Religioso. Visando assegurar o respeito à diversidade cultural religiosa presente no Brasil por meio do estudo dos conhecimentos religiosos que constituem as diferentes manifestações dos fenômenos religiosos, este GT acolherá pesquisas e relatos de práticas pedagógicas relacionadas às concepções e encaminhamentos metodológicos do Ensino Religioso; procedimentos e processos de ensino e aprendizagem em Ensino Religioso e, seleção e uso de recursos didáticos e paradidáticos para esta área do conhecimento que asseguram os direitos à aprendizagem e ao desenvolvimento dos educandos na educação básica.

Palavras-chave: Ensino Religioso; Concepções Metodológicas; Direitos à Aprendizagem e ao Desenvolvimento; Diversidade Cultural Religiosa.


GT7: AVALIAÇÃO EM ENSINO RELIGIOSO

Dra. Rosa Gitana Krob Meneghetti (UNIMEP)
Dr. Remí Klein (EST)
Me. Henri Luiz Fuchs (IFRS)
Me. Gilberto Oliari (Unochapecó)
Esp. Ângela Holanda Ribeiro (SEDUC/AL)

Ementa: Concebendo a avaliação no Ensino Religioso enquanto processo contínuo e sistemático, integrante e intrínseco ao percurso formativo, este GT acolherá pesquisas e relatos de experiências relacionados a práticas avaliativas que contribuem com processos de ensino e aprendizagem na garantia do direito à aprendizagem e ao desenvolvimento dos educandos.

Palavras-chave: Ensino Religioso; Avaliação; Direito à Aprendizagem e ao Desenvolvimento.


GT8: DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE CULTURAL RELIGIOSA

Dra. Marga Janete Ströher (SDH/PR)
Dra. Mercedes Brancher (FURB)
Dr. Manoel Ribeiro de Morais Junior (UEPA)
Dr. Carlos André de Macedo Cavalcanti (UFPB)

Ementa: O GT tem por objetivo oportunizar um espaço de debate e intercâmbio de saberes e experiências que abordem a temática sobre direitos humanos, especificamente sobre as violações, violências e situações de intolerância religiosa. Saberes e experiências que podem ser investigados em espaços de ensino religioso, formais, não-formais ou comunitários. Buscam-se trabalhos das diversas áreas do conhecimento e espaços culturais, como indígenas, afro-brasileiros e outros, que proporcionem um mapeamento, uma visibilização da problemática, juntamente com pesquisas que possibilitem estratégias de superação, propostas de ação crítica e construtiva à uma educação em direitos humanos que considere o direito à vida, ao bem viver e ao reconhecimento das identidades na diversidade cultural e religiosa.

Palavras-chave: Educação em Direitos Humanos; Diversidade Cultural Religiosa; Identidades; Bem Viver.



 
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