Apresentação
Justificativa
Objetivos
Organização
Comissão científica
Programação
Grupos de trabalho (GTs)
Normas para submissão de trabalhos
Comunicação de Pôster
Espaços Pedagógicos
Inscrições
Local de realização
Deslocamentos e Hospedagem
Certificação
Contato
 

Normas para submissão de trabalhos

Acadêmicos, pesquisadores e docentes de educação básica, graduação e de pós-graduação são convidados a comunicarem seus trabalhos e práticas pedagógicas no evento. Para tanto, faz-se necessário observar as seguintes condições:

  1. Serão aceitos até dois trabalhos por autor, mas somente um na condição de autor único. O possível segundo trabalho deverá ser necessariamente em co-autoria;

  2. O envio do texto completo deve ser exclusivamente pelo e-mail secretaria@fonaper.com.br até 06 de setembro de 2014;

  3. Os autores e coautores devem preencher a ficha de inscrição do evento (disponível no site do FONAPER) e realizar o pagamento da taxa correspondente;

  4. Os dados informados na ficha de inscrição são de inteira responsabilidade dos autores e deverão estar corretos, pois serão utilizados para todos os processos futuros referentes ao autor e/ou ao trabalho (emissão de documentos, publicações, comprovantes e certificados);

  5. O material aceito para apresentação e/ou publicação será utilizado em sua versão original;

  6. A correção ortográfica é de responsabilidade dos autores e coautores;

  7. Os textos enviados não são passíveis de substituição e/ou modificações após o período de sua submissão. Não se admite mesmo a inclusão e/ou exclusão de coautores;

  8. Todos os textos aprovados poderão ser apresentados no evento e publicados nos anais do evento, no site do FONAPER (meio eletrônico);

  9. Os autores e coautores, ao enviarem o texto/proposta para avaliação, estarão cedendo ao FONAPER a propriedade literária e todos os direitos autorais do referido trabalho, em versão impressa e eletrônica;

  10. O texto completo deverá ter a forma de artigo, com problemática anunciada e desenvolvida, conclusões e referências. O julgamento dos trabalhos obedecerá aos seguintes critérios:
    a) Relevância e pertinência do trabalho para a área de pesquisa;
    b) Riqueza conceitual na formulação dos problemas;
    c) Consistência e rigor na abordagem teórico-metodológica e na argumentação;
    d) Interlocução com a produção da área;
    e) Originalidade e contribuição para o avanço do conhecimento na área.

  11. Todas as proposições de trabalho/apresentação necessitam se enquadrar em um dos GTs propostos.

  12. O trabalho deverá conter um pequeno cabeçalho, logo acima do texto completo e do resumo, com os seguintes itens, apresentados, obrigatoriamente, na ordem abaixo:
    a) Título do Trabalho, com letras maiúsculas negritadas e centralizadas;
    b) Nome do autor ou do(s) coautor(es), com iniciais em maiúscula, mais sigla da Instituição, alinhados à esquerda. Em nota de rodapé, informar titulação acadêmica, vinculo institucional, grupo de pesquisa (se houver) e e-mail para contato;
    c) Resumo do trabalho, fonte 10, espaçamento simples, contendo, no máximo, 900 caracteres, considerados os espaços;
    d) Palavras-chave: de 3 a 5 palavras;
    e) Nome do GT que está vinculado.

  13. O texto na íntegra deverá conter entre 25.000 e 40.000 caracteres, considerados os espaços. Incluir na contagem: título do trabalho; resumo, notas de rodapé, referências e anexos.

  14. A formatação dos arquivos deverão seguir as seguintes orientações:
    a) Formato Word;
    b) Papel tamanho A4
    c) Margem esquerda e superior com 3 cm
    d) Margem direita e inferior com 2 cm
    e) Fonte: Arial, tamanho 11 cm
    f) Espaçamento entre linhas: 1,5 cm
    g) Alinhamento: justificado
    h) As páginas deverão ser numeradas a partir da segunda página, com os números situando-se no alto e à direita.
    i) Subtítulos, com iniciais em maiúsculo, alinhados à esquerda e em negrito;
    j) Os arquivos deverão ser salvos com extensão em Word (.doc);
    l) Notas de rodapé e citações diretas, fonte 10  e espaçamento simples.

  15. As comunicações de trabalho ocorrerão no dia 07 de novembro, das 08h00 às 12h00, de forma concomitante, em 8 salas, divididos em duas sessões, a 1ª antes do intervalo e a 2ª sessão após o intervalo;

  16. Os textos que, por qualquer razão, deixarem de atender, parcial ou integralmente, a qualquer uma das condições acima, serão excluídos pela Comissão Científica.


NOTA:
Como contar os caracteres de seu trabalho utilizando a ferramenta do Word:
1) No Word, clicar na opção "Ferramentas" e, nela, na opção "Contar palavras".
2) Aparecerá uma caixa com as estatísticas. Atenção! Selecionar a opção "Incluir notas de rodapé e notas de fim".

 

 
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