Boletins

  • Cadastre-se e receba nossas novidades:
  • Notícias
  • Subsídios pedagógicos
  • Eventos
  • Associado

Institucional

Sessões do FONAPER

Após a aprovação da Carta de Princípios do FONAPER, os participantes da Assembléia dos 25 anos do CIER/SC, elegeram uma Comissão Provisória para preparar a 1ª Sessão Ordinária do Fórum. Esta Comissão, escolhida no dia 26 de setembro de 1995 era assim composta:

Coordenadora - Lizete Carmen Viesser (Curitiba/ PR)
Secretário - Raul Wagner (Blumenau/SC)
Tesoureiro - Álvaro Sebastião Teixeira Ribeiro (Brasília/ DF)
Vogal - Lurdes Caron (Brasília/DF); Maria Augusta Souza (Natal/RN); Maria Vasconcelos de Paula Gomes (Belo Horizonte/BH); e Vicente Volker Egon Bohne (Petrópolis/RJ).
No dia 06 de novembro de 1995, esta comissão voltou a se reuniu no Rio de Janeiro/RJ.

A 1ª Sessão aconteceu nos dias 24 a 26 de março de 1996, em Brasília-DF, cuja finalidade foi: a) Filiação/adesão; b) Estudo sobre currículo; c) Currículo básico do Ensino Religioso.

Neste ato, reafirmou-se a convicção de que o Ensino Religioso é componente curricular e não um tema transversal. A 1ª Sessão decidiu elaborar um texto preliminar para compor os Parâmetros Curriculares Nacionais de Ensino Religioso - PCNER. Na ocasião, houve um contato com os deputados federais na Câmara e aconteceu também uma visita ao MEC. Nesta Sessão estiveram presentes 55 pessoas.

Na reunião em São Paulo-SP, em 19 de junho de 1996, fixaram-se os eixos para a elaboração dos PCNER. Num encontro em Curitiba-PR, nos dias 3 a 6 de julho de 1996, contatou-se professores para serem assessores dos textos que dariam sustentação ao documento, dentre eles, Anísia de Paulo Figueiredo, Henry Sobel, Danilo Streck, Eli Benincá e Luiz Alberto Souza Alves.

Conheça toda história do FONAPER, acessando o histórico de cada Sessão clicando aqui!