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Espaço Pedagógico

Obra: Diversidade Religiosa e Ensino Religioso no Brasil

Segunda-feira, 4 de outubro de 2010 - 9h51min

fonaper<br>Fonte: fonaper

A obra DIVERSIDADE RELIGIOSA e ENSINO RELIGIOSO NO BRASIL: memórias, propostas e desafios, além de comemorar os 15 anos do FONAPER, quer registrar alguns fios da grande teia de relações e realizações do Ensino Religioso, sinalizando perspectivas e desafios a mover a atuação do  Fórum para outros 15 anos. A implantação e implementação de uma nova compreensão epistemológica e pedagógica do Ensino Religioso precisa ainda ser melhor compreendida, difundida e efetivada. O percurso a ser desenvolvido apresenta-se sempre desafiador e instigante.

Neste intento, Anísia de Paulo Figueiredo, no Capítulo I, registra os Primeiros passos do FONAPER: um sonho que se tornou realidade em tempos de novos projetos educacionais.

Maria Azimar Fernandes e Silva e Maria José Torres Holmes, no Capítulo II, destacam os Autores e sujeitos a mover o FONAPER, procurando dar voz aos diferentes agentes comprometidos e engajados no movimento em prol do Ensino Religioso enquanto componente curricular.

Ângela Maria Ribeiro Holanda, no Capítulo III, descreve a importância dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ensino Religioso: o currículo do Ensino Religioso em debate, na proposição histórica de um currículo, tratamento didático e sistema de avaliação para uma nova concepção de Ensino Religioso, a fim de que sejam respeitadas as diversidades culturais, regionais, étnicas e religiosas que atravessam uma sociedade múltipla, estratificada e complexa.            

No Capítulo IV, Edivaldo José Bortoleto e Rosa Gitana Krob Meneghetti abordam o espaço e o lugar do Ensino Religioso e a legislação da educação no Brasil: desafios e perspectivas. Em seguida, no Capítulo V, Adecir Pozzer apresenta a Concepção de Ensino Religioso do FONAPER: trajetória de um conceito em construção.            

Lilian Blanck de Oliveira e Elcio Cecchetti, no Capítulo VI, descrevem as tentativas históricas do FONAPER na definição de Diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores de Ensino Religioso.

Na sequência, Darcy Cordeiro, no Capítulo VII, reflete sobre a Formação inicial de professores para a Educação Básica: desafios e perspectivas para o Ensino Religioso.           

Sérgio Rogério Azevedo Junqueira, no Capítulo VIII, analisa o lugar do Ensino Religioso na pós-graduação brasileira, em nível de especialização, mestrado e doutorado, no artigo Ensino Religioso na pós-graduação brasileira: espaço de formação e pesquisa.

No Capítulo IX, Lurdes Caron traça a linha histórica de desenvolvimento dos Congressos nacionais de Ensino Religioso: memórias, encontros e desafios.  

Por fim, Sérgio Rogério Azevedo Junqueira, Elcio Cecchetti e Josias Wagner, no Capítulo X, registram o desenvolvimento do Sítio eletrônico do FONAPER: espaço, tempo e lugar para o Ensino Religioso e, no Capítulo XI, Luzia M. de Oliveira Sena e Maria Inês Carniato destacam e comemoram os 15 anos de contribuição da Diálogo: educação para a diversidade: comemoração dos 15 anos da Revista Diálogo e do FONAPER.

Ressalta-se que esta obra reúne apenas algumas contribuições e aspectos da caminhada histórica do FONAPER em seus 15 anos de existência, pois muitos outros registros, saberes, práticas e vivências encontram-se no coração e na memória de milhares de sujeitos que incorporaram o modo de Ser FONAPER.

O FONAPER disponibiliza esta obra para venda ao preço de R$ 20,00 (mais frete). Interessados podem fazer sua solicitação através do e-mail fonaper@fonaper.com.br.

 

Fonte: fonaper

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