Boletins

  • Cadastre-se e receba nossas novidades:
  • Notícias
  • Subsídios pedagógicos
  • Eventos
  • Associado

Espaço Pedagógico

Acadêmicos de Pedagogia realizam oficinas sobre diversidade cultural e religiosa

Domingo, 23 de julho de 2017 - 15h56min

Na terça-feira 06 de junho, acadêmicos de Pedagogia da Faculdade Padre João Bagozzi, que cursam a disciplina de Ensino Religioso Escolar realizaram oficinas didáticas sobre Diversidade Cultural e Religiosa com as crianças e adolescentes do Centro Social Marello. Foram um total de 10 oficinas (comidas sagradas, animais sagrados, festas religiosas, lugares sagrados, organizações religiosas, ritos, símbolos, vida e morte, temporalidade sagrada e templos sagrados) que permearam temas relacionados à diversidade cultural e religiosa do Brasil e do mundo. As oficinas propostas valorizaram metodologias ativas o que favoreceu o envolvimento e participação das crianças e adolescentes.

As atividades foram coordenadas pelo Prof. Humberto Herrera, e pela coordenadora geral do Centro Social Marello, a pedagoga Adriane Pinheiro. Destaca-se que o  quinto período do curso de Pedagogia trata da temática “Educação e Diversidade”, com um total de 440 horas, apresentando os componentes: Ensino Religioso Escolar, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, Língua Brasileira de Sinais, Projeto Integrador, História da Educação e Estágio Supervisionado na Docência em diferentes contextos, o que vem contribuir na construção e promoção de saberes interligados a diversidade cultural, pautados no ensino do respeito e da convivência diante da pluralidades.

Relembramos que o Ensino Religioso, enquanto disciplina e área do conhecimento, está contemplado em diferentes documentos que norteiam a educação e propõe o conhecimento, o respeito e a convivência frente a diversidade de crenças religiosas e não religiosas, de grupos que se declaram sem religião ou agnósticos primando pelo bem viver entre os sujeitos, independentemente de sua escolha. Nessa perspectiva, o FONAPER enfatiza a relevância do Ensino Religioso não confessional na formação cidadã e social dos estudantes.

Fonte: Faculdade Bagozzi

Anexos

voltar
encaminhe
comente
imprima