Boletins

  • Cadastre-se e receba nossas novidades:
  • Notícias
  • Subsídios pedagógicos
  • Eventos
  • Associado

Espaço Pedagógico

Arte nos símbolos e sinais

Segunda-feira, 17 de julho de 2017 - 21h30min

A atividade de aprendizagem, abaixo descrita,  foi desenvolvida nas aulas de Ensino Religioso pelo professor  Eduardo, com os estudantes do 6º ao 9º ano, após explanação e socialização sobre a diversidade cultural e significado dos símbolos e sinais sagrados na vida diária. No desenvolvimento das aulas teve-se  por objetivo a construção de saberes sobre o significado de diferentes símbolos promovendo o conhecimento e respeito perante o sagrado presente nos símbolos e sinais.

Inicialmente, os estudantes confeccionaram os símbolos e sinais com argila o que proporcionou, além do conhecimento, o contato entre os estudantes e a interação entre as turmas.  Após a argila estar seca  os estudantes realizaram pintura e fizeram a classificação dos símbolos e sinais. A turma foi dividida em quatro equipes sendo duas pra cada lado da sala dispostas, a fim de que uma parte de cada equipe com os olhos vedados (auxiliada pelas demais equipes), a partir do tato, pudesse analisar os símbolos e identificar a qual tradição religiosa pertenciam, seu país de origem e significado.

Rememoramos que o Ensino Religioso enquanto área do conhecimento e disciplina integrante da Educação Básica tem por objeto de estudo o fenômeno religioso e suas manifestações nas diferentes sociedades,  o conhecimento e respeito frente a diversidade cultural religiosa e não religiosa, bem como a construção e promoção de saberes interligados ao bem viver. Destarte, parabenizamos ao professor Eduardo pelas excelentes experiências que vem realizando com seus estudantes e pela partilha das mesmas no site do Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso.

Fonte: FONAPER

Anexos

voltar
encaminhe
comente
imprima