Boletins

  • Cadastre-se e receba nossas novidades:
  • Notícias
  • Subsídios pedagógicos
  • Eventos
  • Associado

Espaço Pedagógico

As diferenças nos proporcionam conhecimentos

Sábado, 1 de julho de 2017 - 7h31min

Objetivando que os estudantes do 6º ano sintam-se acolhidos no ambiente escolar e nos demais espaços, buscamos por intermédio de atividades de aprendizagem favorecer o conhecimento e a convivência frente às diferenças culturais que constituem o humano. Nesse sentido, as aulas de Ensino Religioso não confessional se tornam primordiais no processo de desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes, pois a apropriação de conhecimentos interligados ao bem viver irá proporcionar relações pautadas no diálogo, na escuta e na coexistência.

Destarte, diversas práticas pedagógicas foram desenvolvidas com os estudantes do 6º ano das Escolas municipais São Lourenço, Irmã Cecília e Maria Goreti (São Lourenço do Oeste/SC) no decorrer do primeiro semestre letivo. Dentre os diferentes recursos didático-pedagógicos utilizados para a construção e apropriação de saberes mencionamos: contação de histórias, dinâmicas, leituras e interpretação de textos, registros, ilustrações, pinturas e confecção de painel intitulado Ciranda da Diversidade.

A avaliação, caracterizada como um processo contínuo e permanente, onde se propõe promover o conhecimento científico valorizando-se as informações e saberes já desenvolvido pelos estudantes, envolveu a acolhida e integração entre os estudantes, a construção de aprendizados voltados ao bem viver, a habilidade de conhecer e respeitar a pluralidade cultural religiosa e não religiosa. Diante do exposto, sem práticas proselitistas ou ações que propunham a valoração de um grupo religioso frente ao demais, o Ensino Religioso enquanto área do conhecimento vem contribuindo na formação humana e social de cada sujeito, bem como na promoção da liberdade entre ter ou não uma crença religiosa ou filosófica.

Fonte: Rosinei Pedrotti Ferrari

Anexos

Comentários

Josiane Crusaro Simoni comentou (01/07/2017 - 09hs49):
Parabéns professora Rosinei! Suas atividades de aprendizagem são maravilhosas! Não tem como não se encantar pelas suas aulas! Sem dúvidas, precisamos de práticas pedagógicas que nos permitam sentir e viver o princípio do respeito, da alteridade e do conhecimento pautado no bem viver!Abraços, Josiane.

NEUSA MARIA VEDANA PAZZA comentou (11/07/2017 - 21hs42):
Professora Rosinei! Sinto-me orgulhosa em ver o maravilhoso trabalho que executa em suas aulas. Necessitamos motivar nossos educandos, para despertar neles o interesse pelas aulas, isto é imprescindível para a apropriação do conhecimento. Parabéns.

voltar
encaminhe
comente
imprima