Boletins

  • Cadastre-se e receba nossas novidades:
  • Notícias
  • Subsídios pedagógicos
  • Eventos
  • Associado

Notícias

João Pessoa realizará audiência contra exclusão do ER da BNCC

Quinta-feira, 1 de junho de 2017 - 18h00min

Está programado para o dia 2 de junho de 2017, na próxima terça-feira, as 15h00min, na Câmara Municipal de João Pessoa/Paraíba, “Audiência Pública sobre a Exclusão do Ensino Religioso (ER) da Terceira Versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”.

O objetivo desta audiência consiste na luta e reivindicação pelo retorno do componente curricular Ensino Religioso na BNCC, visto que o mesmo já estava inserido na primeira e segunda versão.

Recordamos que o Ensino Religioso está consolidado na Constituição Federal de 1988, no artigo 210, como disciplina dos horários normais das escolas públicas e assegurado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no artigo 33, por intermédio da Lei de número 9.475/97 prescrevendo que  o mesmo constituirá disciplina do Ensino Fundamental. O documento prevê ainda que o ER, integrante da formação básica do cidadão, visa assegurar o respeito a diversidade cultural religiosa do Brasil não sendo permitidas quaisquer formas de proselitismo.

A exclusão da disciplina pelo MEC deve-se a uma interpretação ideológica a qual deve ser repudiada, pois o Ensino Religioso visa a desconstrução de certezas fundamentalistas e proporciona o reconhecimento e respeito perante as diferenças culturais permitindo que os sujeitos possam despir-se de atitudes que inferiorizam e menosprezam o Outro e suas peculiaridades considerando a beleza das diferenças, promovendo o bem viver.

Fonte: FONAPER

voltar
encaminhe
comente
imprima