Boletins

  • Cadastre-se e receba nossas novidades:
  • Notícias
  • Subsídios pedagógicos
  • Eventos
  • Associado

Espaço Pedagógico

Projeto Interdisciplinar Culturas Afro-brasileiras e Indígenas

Sábado, 22 de abril de 2017 - 14h15min

A Escola de Educação Básica Municipal São Cristóvão (Chapecó/SC) realizou, em outubro de 2016, encontro com a comunidade escolar objetivando, por intermédio do projeto Consciência Comunitária Escolar (CCE), socializar inúmeras experiências desenvolvidas com a temática “Culturas Afro-brasileiras e Indígenas”.

Propondo a aproximação entre família, escola e comunidade, para demonstração de saberes que promovem a sensibilidade e o reconhecimento frente à interculturalidade e os direitos humanos, foram divulgadas produções desenvolvidas com os estudantes, dentre elas: elaboração de bonecas ressaltando o empoderamentos das mulheres africanas, máscaras indígenas enquanto artefatos e figuras vivas, abayomis (bonecas de pano), filtro dos sonhos (amuleto indígena), petecas que consistem num brinquedo confeccionado artesanalmente, chocalhos que são utilizados em festividades e comemorações religiosas, produção de bonecos de diferentes lideranças religiosas, elaboração de símbolos religiosos, degustação da culinária afro-brasileira e indígena, dentre outras produções.

O projeto foi desenvolvido com os estudantes do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) sob orientação das professoras titulares e das disciplinas de Arte e Ensino Religioso. Parabenizamos a todos os envolvidos e destacamos a importância de cada área do conhecimento, em especial do Ensino Religioso ministrado na oportunidade pela professora licenciada Elaine Sganzerla.

Frisamos que o Ensino Religioso enquanto área do conhecimento do Ensino Fundamental (estabelecido pela Resolução CNE/CEB nº 7/2010, Art. 15) visa à compreensão do fenômeno religioso, assegurando o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil e vedando quaisquer práticas de proselitismo conforme definido pelo Art. 33 da LDBEN n° 9.394/1996 (alterado pela Lei n° 9.475/1997). Nesse sentido, o componente é de extrema importância na formação humana e integral dos estudantes, bem como na promoção dos direitos humanos e da liberdade religiosa.

Fonte: EBM São Cristóvão

Anexos

Comentários

Josiane Crusaro comentou (24/04/2017 - 20hs08):
Parabenizamos aos educadores, estudantes e comunidade escolar que propõe, no trabalho coletivo e na construção de saberes, demonstrar a importância do estudo dessa temática onde se passa a conhecer e respeitar as diversidades culturais compreendendo que nenhuma cultura é melhor ou superior as demais, mas sim cada qual é diferente e tende a contribuir na formação identitária dos sujeitos.

Avalcir Rita Ferrari Begnini comentou (17/05/2017 - 21hs46):
Parabéns a todos os envolvidos nesse projeto.Os trabalhos ficaram lindos e com certeza contribui no processo ensino aprendizagem de forma significativa para os estudantes.

voltar
encaminhe
comente
imprima