Boletins

  • Cadastre-se e receba nossas novidades:
  • Notícias
  • Subsídios pedagógicos
  • Eventos
  • Associado

Espaço Pedagógico

Café da Diversidade Religiosa

Sábado, 18 de fevereiro de 2017 - 22h00min

No último dia 21 comemorou-se o Combate à Intolerância Religiosa, data essa que foi instituída em 2007 por intermédio da Lei de número 11.635 onde rememora-se o falecimento da Iyalorixá Mãe Gilda, do terreiro Axé Abassá de Ogum (BA). Segundo dados da Secretaria de Direitos Humanos a cada ano tem se elevado o número de denúncias sobre casos de violação à liberdade religiosa principalmente nas redes sociais, por intermédio de registros e vídeos, que ofendem as mais variadas práticas e rituais religiosos.

Em 2016, propondo visibilidade e socialização sobre a temática nos diferentes espaços, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) teve como tema da redação “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”.

Nesse ano, o Grupo Videlicet em conjunto com o curso de Ciências da Religião da Universidade Federal da Paraíba e da Federação Espírita da Paraíba realizou, no ato comemorativo, o evento Café da Diversidade Religiosa que contou com palestra sobre alimentos sagrados, ministrada pela Profa. Dra. Ana Paula Cavalcanti, apresentação do poeta Merlanio Maia, atuação de representantes de diversas crenças e demais participantes.

O Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (FONAPER) parabeniza a iniciativa da UFPB e comissão organizadora, bem como prima pelo diálogo permanente em defesa da liberdade religiosa.

Fonte: FONAPER

Anexos

voltar
encaminhe
comente
imprima