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Espaço Pedagógico

Escola e Cidadania

Segunda-feira, 12 de dezembro de 2016 - 10h05min

A Entidade Pró Menor, situada na cidade de Campo Erê/SC, possui um projeto denominado “ESCOLA DE CIDADANIA”. Uma das atividades desenvolvidas no projeto ocorreu nos dias 22 e 23 de junho de 2016, na qual se abordou a temática Conjuntura social, política, cultural e religiosa. Objetivou-se promover o exercício da cidadania num convívio em sociedade, ensinando o adolescente a conviver e respeitar o outro, reconhecendo suas diferenças, inclusive as religiosas, no contínuo refletir sobre a Diversidade e as relações interculturais. A metodologia utilizada partiu da leitura e análise da realidade social da atualidade, construindo entendimentos em torno do agir social, auxiliando os adolescentes no processo de ensino e aprendizagem, oferecendo recursos que ajudam no desenvolvimento de cada um, analisando as dificuldades encontradas no dia a dia e a importância de tentar compreender o outro, estimulando suas potencialidades e a superação nas medidas técnicas num processo para o exercício da cidadania. Buscou-se levar cada adolescente rever o tempo vivido, sendo ele de crises e conflitos próprios, vislumbrando um conjunto de possibilidades onde pode haver mudanças e questionamentos que podem ser fundamentais para o desenvolvimento da sociedade, em que o reconhecimento do direito à diferença cultural e religiosa produza impactos na sociedade como um todo. Produziram-se, neste processo, painéis, textos, teatralizações e reflexões que tornaram o adolescente sujeito do processo de aprendizagem. A atividade foi desenvolvida pelas acadêmicas do Curso Ciências da Religião – licenciatura em Ensino Religioso, da UNOCHAPECÓ, Rozeli, Thaisa e Nair, esta última, também coordenadora pedagógica da entidade.

Na oportunidade da realização do XIV Seminário de Formação de Professores para o Ensino Religioso (SEFOPER), do VI Seminário Nacional das Licenciaturas de Ensino Religioso (SENALER) e do VII Colóquio Catarinense do Ensino Religioso com a temática Concepções e Práticas Pedagógicas: desafios a partir da Base Nacional Comum Curricular, as acadêmicas socializaram as belas experiências desenvolvidas demonstrando a importância da abordagem destes temas na formação identitária e humana dos sujeitos.

Fonte: FONAPER

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