Boletins

  • Cadastre-se e receba nossas novidades:
  • Notícias
  • Subsídios pedagógicos
  • Eventos
  • Associado

Espaço Pedagógico

Bandeira da Diversidade Religiosa

Quinta-feira, 8 de novembro de 2012 - 18h00min

Confira a atividade de aprendizagem Bandeira da Diversidade Religiosa elaborada pela professora Avalcir Rita Ferrari Begnini para o VI SECAER em Florianópolis/SC e na Escola Básica Municipal Florestan Fernandes Chapecó/SC.

A professora Avalcir é egressa do Curso de Ciências da Religião – Licenciatura em Ensino Religioso da UNOCHAPECÓ.

 

Disciplina: Ensino Religioso

Professora: Avalcir Rita Ferrari Begnini

Série: 9º ano

Tema &8725; Conteúdo: Diversidade Religiosa

 

O planeta Terra é composto por uma vasta diversidade religiosa e cultural expressando as riquezas e diversidades da humanidade que deve e precisa ser reconhecida, aceita e valorizada por todos os cidadãos que habitam este espaço.

 Por isso, é vital que convivamos de modo respeitoso com as diferenças religiosas, culturais, filosóficas e sociais, ou seja, estabelecendo práticas alteritárias para com o outro &8725; diferente diante das suas escolhas ao que cada um(a) é livre em direitos e dignidade.

Neste sentido a disciplina de Ensino Religioso - na prática pedagógica, possibilita e oportuniza aos educandos a compreensão da importância do Outro e das diferenças, porque o humano é um ser de relações que convive num mundo aberto onde várias pessoas com diversas culturas e religiões transitam.

O componente que é área do conhecimento e integra a educação básica (Resolução n 4 &8725; 2010 e Parecer n 7 &8725; 2010) auxilia assim o  educando no seu processo de aprendizado, pois é através do diálogo e interações com o outro  que se constroem e produzem conhecimentos ajudando-os na  autonomia, criticidade e formação cidadã.

Nesta perspectiva após estudos, socializações e diálogo sobre a Diversidade Religiosa os educandos da 9ª série da Escola Básica Municipal Florestan Fernandes confeccionaram a bandeira da Diversidade Religiosa contemplando as quatro matrizes com o nome de algumas religiões e os símbolos.

Para a produção da bandeira da Diversidade Religiosa foram utilizados diferentes materiais como TNT, lantejoulas, cola glitter acrilex, cola e linha. Junto à utilização dos materiais para a confecção desta atividade, estiveram aliados aos estudantes a ajuda, parceria e partilha dos recursos que foram primordiais para a beleza do trabalho final.

Neste viés, o objetivo do projeto foi possibilitar aos educandos a compreensão sobre as diversidades religiosas existentes bem como a utilização do diálogo como meio de conhecer o outro, pois de acordo com Oleniki e Daldegan (2003, p.21). “[...] conhecer o que é do outro permite a construção do respeito mútuo [...]” ao que os (pré)conceitos são originários da falta de entendimento das escolhas que o outro realiza.

De acordo com a Proposta Curricular de Santa Catarina Implementação do Ensino Religioso (PCSC, 2001, p.22).  “A avaliação será de descrever o diálogo entre o conhecimento cotidiano e o conhecimento científico oferecendo oportunidades ao educando para que cresça através de relatos diversos, trocas de depoimentos/ pesquisas, comparação de percepções diferenciadas para um mesmo lado social, numa constante elaboração e reelaboração de conhecimentos”.  Portanto a avaliação ocorreu durante todo o processo ensino- aprendizagem considerando-se como itens: participação/interação, diálogo, organização, interesse, compromisso, compreensão dos conteúdos, bem como a criatividade na confecção dos trabalhos.

 

REFERÊNCIAS

 

OLENIKI, Marilac Loraine R.; DALDEGAN, Viviane Mayer. Encantar: uma prática pedagógica no ensino religioso. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação e do Desporto. Proposta curricular de Santa Catarina - implementação do ensino religioso: ensino fundamental. Florianópolis: Secretaria de Estado da Educação e do Desporto, 2001.

Comentários

Josiane Crusaro comentou (08/11/2012 - 22hs32):
Professora Rita: parabéns pela sua ousadia e persistência em demonstrar aos estudantes o quanto o Ensino Religioso -área do conhecimento é relevante no espaço escolar. Sua atividade proposta e pautada na diversidade cultural religiosa visa demonstrar que novos mundos são possíveis quando as pessoas aprendem a (con)viver na diversidade!!! E é a partir desse trabalho produzido pelos estudantes que o espaço escolar se torna significativo, pois ambos estão produzindo/construindo saberes valiosos para sua vida!!!

Rosinei comentou (10/11/2012 - 18hs06):
Parabéns Rita pelo excelente trabalho que você vem realizando nas escolas em que atua.A bandeira da diversidade produzida com os estudantes ficou maravilhosa, mostrando a eles o quanto é importante essa diversidade na nossa vida e o respeito é fundamental.

Adenize Vieira de jesus comentou (13/11/2012 - 09hs29):
parabéns pelo traballho! Nós educadores precisamos demonstrar a riqueza que é o Ensino Religioso como área do conhecimento para esses adolescentes.

voltar
encaminhe
comente
imprima