Boletins

  • Cadastre-se e receba nossas novidades:
  • Notícias
  • Subsídios pedagógicos
  • Eventos
  • Associado

Notícias

Seminário de Ensino Religioso e Educação para as relações Étnico-raciais no Pará

Sexta-feira, 27 de maio de 2011 - 15h00min

<br>Fonte: Estado Pará

O racismo está presente nas relações sociais e não é diferente no interior das escolas. Sua expressão no ambiente escolar é multifacetada, amparando-se na negação dos costumes, tradições e conhecimentos africanos e afro-brasileiros.

Para combater e superar estas manifestações de preconceitos, racismos e discriminações, além de propor mudança efetiva da Lei 10.639/03 comportamental na busca de uma sociedade democrática e plural, foram apresentadas no campo da política educacional as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana (Parecer CNE/CP nº. 03 de 10 de março de 2004), onde são estabelecidas orientações de conteúdos a serem incluídos e trabalhados e também as necessárias modificações nos currículos escolares, em todos os níveis e modalidades de ensino.

Sendo a religião uma das expressões da diversidade cultural, a disciplina ensino religioso, ao trabalhar conteúdos consubstanciados sobre as religiões de matrizes africanas, apresenta-se como essencial para a compreensão das várias manifestações de vivências religiosas no contexto escolar, cujo conhecimento deve promover a tolerância e o convívio respeitoso com o diferente e o compromisso político com a equidade social no Brasil (Regulamentação e Consolidação da Educação Básica no Pará, Art. 28).

O evento se propõe promover capacitação de professores/as de Ensino Religioso da Rede Estadual de Ensino para aplicação de conteúdos que compreendam as religiões de matrizes africanas. Para isso, buscará: 1) Reconhecer a riqueza e legitimidade das religiões de matrizes africanas na relação com o transcendente e o sagrado, por meio de suas fontes, sacerdotes e sacerdotisas, ritos, símbolos e outras formas de expressão; 2) Relançar e disseminar o Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana; 3) Promover a importância da diversidade religiosa e do diálogo inter-religioso; 4) Suscitar subsídios pedagógicos sobre religiões de matrizes africanas para uso em sala de aula, bem como para elaboração de conteúdos a serem trabalhados articulados com as outras áreas do conhecimento.

A data do evento é 28 e 29 de julho e acontecerá no Auditório do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) - Universidade do Estado do Pará (UEPA). O Endereço: Trav. Djalma Dutra, s/n, Telégrafo, Belém/PA.

Para garantir sua vaga, envie sua inscrição com nome, escola/entidade e fone para
copirseduc@gmail.com.

Conheça também a programação do evento:

Dia 28 de junho

8h- Abertura do Seminário

8h15- Religiões de matrizes africanas:
saberes, valores e práticas. Contribuições na
formação escolar.

10h- Religião e religiosidade africanas na Amazônia.

14h- Ensino Religioso: currículo e aplicação da Lei 10.639/03.

16h- Filme-diálogo: ATÉ OXALÁ VAI À GUERRA - UMA HISTÓRIA DE RACISMO E INTOLERÂNCIA RELIGIOSA (2008) Direção: Carlos Pronzato / Co-direção de Stefano Barbi-Cinti.

Dia 29 de junho

8h- Ensino Religioso: a sala de aula enquanto espaço de afirmação da diversidade étnicoracial e de reconhecimento das religiões de matrizes africanas.

10h- Lançamento do Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Etnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana.

14h- Universidade: ensino e pesquisa para educação das relações etnicorraciais.

16h- A sala de aula enquanto cenário de combate ao racismo e ao preconceito.

18h- Ato cultural

Para maiores informações, por meio do e-mail copirseduc@gmail.com ou pelo fone: (91)32015157

Fonte: Estado do Pará

voltar
encaminhe
comente
imprima