Boletins

  • Cadastre-se e receba nossas novidades:
  • Notícias
  • Subsídios pedagógicos
  • Eventos
  • Associado

Links

Grupos de Pesquisa


  • Didática e Formação Docente - Linha: Formação Docente e Diversidade Religiosa

    O objetivo do grupo é produzir e socializar pesquisas relacionadas à diversidade cultural religiosa no cotidiano escolar, a fim de contribuir no desenvolvimento de práticas curriculares e processos de formação docente que estimulem o acolhimento, o respeito, o convívio e o reconhecimento dos diferentes e das diferenças.
    Site: http://www.portalfaed.udesc.br
    E-mail: lourivalfaed@gmail.com

  • GPER - Grupo de Pesquisa Educação e Religião

    O site GPER pretende ser um portal para a construção do Ensino Religioso como uma área de conhecimento, na esperança de poder formar no Brasil uma REDE DE PESQUISADORES (REDE) para ampliar e aprofundar os estudos acadêmicos para identidade do ER.
    Site: http://www.gper.com.br
    E-mail: gper@gper.com.br

  • GPMINA - Grupo de Pesquisa Religião e Cultura Popular – UFMA

    O Grupo de Pesquisa Religião e Cultura Popular foi organizado em 1992, vinculado ao Departamento de Sociologia e Antropologia da UFMA, com a colaboração do Departamento de Ciências Sociais da UEMA. Desde 1996 o GPMINA faz parte do cadastro dos Núcleos de Pesquisa do CNPq. Em 1997 o GPMINA foi integrado ao Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas da UFMA, e em 2003, ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFMA. Tem por objetivo: - Desenvolver projetos de pesquisas de natureza interdisciplinar voltados para o conhecimento da religião e da cultura popular na sociedade maranhense; - Oferecer assessorias e consultorias como meio de desenvolver diferentes formas de cooperação e de relações no campo das ciências sociais; - Realizar programas de treinamento e de capacitação de recursos humanos no campo das ciências sociais visando a formação teórica e metodológica de quadros especializados; - Organizar conferências, cursos, seminários, congressos e outras reuniões, por iniciativa própria ou mediante convênios com instituições afins; - Constituir um espaço para o intercâmbio de estudos e de pesquisas, através de programação coordenada de pesquisadores qualificados; - Ministrar disciplinas específicas em cursos de graduação e pós graduação, através de professores qualificados e vinculados a instituições de ensino superior. Atua por meio das seguintes linhas de pesquisa: Religião e Cultura Popular; Religião e Sociedade e Estado, Cultura e Identidade.

    Fone: (55) 98 2109-8532


    Site: http://www.gpmina.ufma.br
    E-mail: mundicarmorf@gmail.com ou ferrettisf@gmail.com

  • Grupo de Pesquisa Ethos, Alteridade e Desenvolvimento

    Fundado em 2004, o Grupo de Pesquisa Ethos, Alteridade e Desenvolvimento/GPEAD está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional/PPGDR, da Universidade Regional de Blumenau/FURB. O Grupo estuda e investiga questões relacionadas à compreensão das diversidades histórico-culturais dos territórios, com ênfase nos seguintes eixos articuladores: ética e alteridade, interculturalidade e bem viver, diversidade religiosa e direitos humanos, currículo e formação docente.
    Site: http://gpead.org/
    E-mail: gpead@gpead.org.br

  • Grupo de Pesquisa Religião e Política no Brasil Contemporâneo – PUC/SP

    O Grupo tem em andamento atividades de elaboração de textos, mini- cursos (ANPUH, ANPTECRE) sobre os artigos censurados (silenciados) do jornal O SÃO PAULO durante a ditadura militar. O grupo já cadastrou 87 artigos censurados deste periódico. Organizou um banco de dados sobre os mesmos e realiza pesquisas a partir destes artigos. Orientações de Dissertações e monografias sobre o objeto de pesquisa. 2) Atividades já realizadas a) publicação de artigos sobre a ditadura militar, catolicismo e os textos censurados do jornal O SÃO PAULO b) conferencias, cursos de curta duração sobre a temática da censura, ditadura e as relações com o catolicismo no Brasil e, em particular, em São Paulo. Possui uma linha de pesquisa: Desenvolvimento das tradições cristãs.

    Telefone: (11) 2591-2492

  • Videlicet - Estudos em Religiões, Intolerância e Imaginário - UFPB

    O Grupo Videlicet Religiões - Estudos e Pesquisas foi fundado no dia 8 de dezembro de 2006 e oficializado no CNPq em 2007 com objetivos bem definidos no campo do conhecimento: 1º) Pesquisar e analisar a História da Intolerância Religiosa em seus contextos e a historiografia sobre o tema; 2º) Manter Grupo de Leituras e Estudos de temas plurais dos Campos do Imaginário (Gilbert Durand) e da história da intolerância para graduandos pesquisadores, professores, mestrandos e doutorandos; 3º) Atuar com Teorias e Métodos das Ciências das Religiões, tendo em vista, inclusive, os novos paradigmas da ciência. Em pesquisas, cursos e orientações de estudos(Áreas aqui correlacionadas: Ciências das Religiões, Ciências Humanas e Ciências da Saúde); 4º) Utilizar a Teoria das Estruturas Antropológicas do Imaginário, de Gilbert Durand, e outras correntes teóricas aproximadas e indicadas das áreas de Religiões, Psicologia e Humanidades; 5º) Desenvolver temas do Imaginário, da Religiosidade, da Transcendência e do Sagrado. O Grupo tem atividades no apoio à formação dos estudantes universitários, dos pesquisadores orientados e dos professores do Ensino Religioso

    Telefone: (83)93158018


    E-mail: videlicet.ufpb@gmail.com